quarta-feira, 31 de março de 2010

Culpa da pós!!!

Sei que deveria postar como foram meus dias internada em um hospital adventista, mas não poderei fazer isso hoje.
Estou correndo para finalizar um trabalho da pós que tenho que entregar na próxima semana. É, Paulinha tá fazendo pós graduação!! O assunto é muito interessante: Gestão da Comunicação e Marketing Institucional. Nome pomposo. O desafio é que é à distância e não sou assim tãoo disciplinada!

Volto logo!

Paz e Bem

terça-feira, 30 de março de 2010

O dia que tive que dar uma pausa



A manhã estava nublada, mas não deixou de ser linda, de ter vida. Foi apenas uma semana, mas parecia que não deixaria de ver aquelas paredes cor de creme. Voltei ontem para casa, mas não tive coragem de vir ao blog. Muitos pensamentos e a saudade de dormir na minha cama me mantiveram longe.

É interessante como tudo muda em segundos. Eu já deveria estar atenta quanto a isso, pois foi como aconteceu com meu acidente. Sinceramente achei que aquela semana seria comum, ia até a uma feira agropecuária com outros amigos cadeirantes. Ia ser divertido. Mas os planos mudaram.

Segunda- feira passada fiz minha fisio e estava animada quando a Dra. Juliane disse que em um mês evolui o que outros pacientes levam três meses para conquistar em relação à força e equilíbrio. Nossa isso me deixa muito feliz!

Depois disso fomos levar um exame de urina para o meu neurologista examinar. Estava brigando contra essa infecção há um mês quando começou a incontinência e os espasmos estavam extremamente fortes, chegando ao ponto de eu quase cair da cadeira.

O primeiro exame mostrou uma base de 76 mil leucócitos, não sei o que significa só sei que o normal é ate 10 mil. Tomei antibiótico por uma semana. Refiz o exame, o remédio só atiçou as danadas  das bactérias, o número subiu para 100mil! Mais uma vez meu xixi foi para o laboratório.

E foi esse resultado que nos assustou mais. Ah, meu médico também deu uma forcinha para isso. A quantidade de leucócitos havia dobrado!!! Ele disse que se não tratasse logo com antibiótico por via venosa, corria o risco de a infecção subir para os rins e até mesmo contaminar o sangue. Isso seria ruim...

Isso foi um choque. Minha mãe e eu não conseguíamos assimilar. Tínhamos que ir a um pronto-socorro para ser internada, estávamos em frente a um e nem percebemos. Fomos ao trabalho do meu pai pegar a lista de hospitais conveniados. Decidimos por um mais calmo, mas bem longe do centro da cidade.

Passamos em casa, pegamos tudo e esquecemos tudo. Estava calma, mas não conseguia raciocinar. Já no pronto- socorro, várias pessoas com dengue. A enfermeira se negou a me dar preferência de atendimento, ela não sabe que é lei o “direito à preferência de atendimento a idosos, e/ou portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, em hospitais e postos de saúde”.

Reclamei e ela se limitou a me disponibilizar uma maca. Eu queria ser atendida no consultório, não em uma enfermaria falando da minha incontinência urinaria e qualquer um podendo ouvir. A tal profissional ainda falou para o plantonista que a paciente estava nervosinha. É claro que isso foi parar na ouvidoria do hospital.

Quase duas horas depois dos trâmites de internação fui para o quarto das paredes cor de creme. Minha mãe dormiu comigo. Na manhã seguinte, o simpático e competente dr. Luis Quadros me deu uma previsão nada animadora, “mocinha, você deve ficar aqui por pelo menos dez dias!”.

O que aconteceu depois disso conto amanhã. Estava com saudades!

Paz e bem!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Fé, Força e Sorriso

Fé, Força e Sorriso

Fé, força e um constante sorriso são as únicas palavras que posso como mãe nesses dias descrever como esta a Ana Paula.O que mais me tem chamado a atenção é como ela tem reagido a mais um momento que implica em sua reabilitação.
O sorriso contagiante e seu  modo meigo de ser conquista a todos que por ela passam. Não há tristeza em seu semblante. Esta se alimentando e tomando bastante água fator também essencial para combater a infecção de urina.
Ontem teve um pouco de enjôos e vômitos  devido ao antibiótico que é forte, porém hoje ela estava melhor.
Ela tem feito fisioterapia pela manhã e a tarde, esta estudando os textos de sua Pós e também fazendo atividades de terapia ocupacional.
Ela só tem a agradecer a todos que tem rezado, assim como eu como mãe agradeço de coração a todos pedem por ela.
Sua mãe:mª.s.a.cardoso.

terça-feira, 23 de março de 2010

A Paulinha está internada!

Paz e Bem a todos!
Sou a Rafa, irmã da Paulinha e estou escrevendo, a pedido dela, para comunicar que
ela está internada com infecção urinária (muito comum entre tetraplégicos e paraplégicos).
previsão é de que fique em torno de 7 dias, mas depende da recuperação.

Peço a todos, por favor, que rezem pela minha irmãzinha... rezem sempre. A Paulinha é muito
forte e corajososa, graças ao Bom Deus que a sustenta a cada instante, mas não é fácil
suportar tudo que ela vem passando.

Muito obrigada pelo carinho e amizade que vocês tem por ela. Que o Bom Deus os abençoe sempre!
Logo ela estará de volta!

Rafa

quarta-feira, 17 de março de 2010

À Beethoven!!

Há algumas semanas comecei uma terapia um pouco inimaginável para um tetra. Afinal, como poderia uma pessoa com limitação em braços e mãos tocar teclado???

No começo, confesso, achei que não ia dar muito certo. A idéia foi do meu pai e a minha amiga Mariza, excelente tecladista com fama em casamentos e formaturas ( http://www.shekinah.mus.br), abraçou a proposta.

Já tive umas cinco aulas e posso declarar que tenho aptidão pro instrumento! Sempre gostei muito de cantar, mas era uma negação com notas. Tentei violão, mas foi dificil, ainda mais sendo canhota. Agora, no teclado tem sido mais prático, apesar de toda a teoria matemática.

De acordo com a minha “profemiga”, a prática no teclado vai ajudar a fortalecer meus dedos, trabalhando todos eles. Além de movimentar mão, punho, antebraço, braço, cérebro, medula e coração!! Palavra de especialita, e já me tem feito um bem enorme! Ah, ajuda também com concentração, raciocínio rápido, percepção, conhecimento musical! Tudo de bom!!!

Comecei devagarzinho com “Minha primeira valsa”, de Mário Mascarenhas. Hoje comecei a tocar a 9ª Sinfonia de Beethoven. Ainda não consigo tocar com a agilidade que a composição pede, mas eu chego lá. Ah, se chego!!!

Uma coisa eu sei e sinto, a música ajuda a acalmar os pensamentos, a fortalecer a alma e nos aproximar de Deus! Mais esse passo e a simples conquista me fazem sorrir mais!

Uma Ode a Alegria, um hino a Alegria:

“Abracem-se milhões!
Enviem este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Mora um Pai Amado.
Milhões se deprimem diante Dele?
Mundo, você percebe seu Criador?
Procure-o mais acima do Céu estrelado! 
Sobre as estrelas onde Ele mora!”

 
                                                   foto: Maria do Socorro

segunda-feira, 15 de março de 2010

Esperança e escolha

Lembrando uma entrevista dias após ter voltado para CG. Grazi, estou esperando a que você fez e manda o arquivo para publicar aqui!
 
De pé - Pode acontecer daqui a cinco ou dez anos, mas a jornalista Ana Paula Cardoso, de 26 anos, prometeu a si mesma que um dia trocará a cadeira de rodas por muletas. “Tenho confiança que vou me recuperar. Digo a Deus que seja feita a sua vontade, mas Ele também conhece a minha. E quero voltar a andar”, afirma, com fé, esperança e determinação.

Repórter da emissora Record em Campo Grande, Ana Paula sofreu um acidente em fevereiro deste ano, na rodovia GO-225, entre Pirenópolis e Brasília. A viagem de férias foi interrompida quando o veículo em que ela estava capotou. “Lembro do capotamento e que os meus braços travaram ainda dentro do carro, um sinal da lesão na medula”, recorda.
 
Entretanto, o problema só foi descoberto no terceiro hospital. “Disse que não sentia nada do pescoço para baixo. E o médico falou que estava tetraplégica. Minha irmã conta que chorei, mas não me lembro”, relata sobre impacto da notícia. Com o diagnóstico correto, ela passou por cirurgia e deu início ao tratamento na rede Sara Kubitscheck.
 
O fato de não ter sofrido ruptura na medula renova a esperança de voltar a andar. A recuperação é em longo prazo, pois a medula demora dois anos para desinchar.
 
Depois de dez meses, é tempo de comemorar vitórias: como a sensibilidade, antes restrita até os ombros, já se estender pelos braços ou poder ficar sentada na cama sem a proteção de travesseiros, pois a volta do equilíbrio impede que o corpo tombe.
 
Ana Paula, que voltou para a casa, em Campo Grande, no dia 14 de dezembro, conta que o dinheiro arrecadado com a campanha de doações será aplicado na adaptação do banheiro e na compra de uma cadeira de rodas que se adapte melhor ao seu tamanho. Pela frente a rotina é árdua e dispendiosa, com sessões de fisioterapia, natação, musculação. Mas Ana Paula não já não cogita mais desistir. “É preciso paciência, tolerância, perseverança e fé em Deus”.

No início de 2010, o sonho a ser realizado é voltar para a redação. “Quero voltar logo. São dez meses de férias. Não aguento mais”, diz Ana Paula.

(texto Aline dos Santos – Cgnews)

Com o coração apertado, mas pensando com a razão adiei os planos de voltar para o jornalismo diário. É preciso muita disciplina com a reabilitação e ela está tomando todo o meu tempo, o que é muito bom!!! Enquanto isso estou me atualizando com uma pós a distância. Espero voltar logo para a redação.

Paz e Bem!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Agenda cheia de novidades!

Seis e meia da tarde e eu já estava com os olhos pregando, querendo entregar-me a um bom soninho. Essa semana foi agitada!

As sessões três vezes por semana aumentaram para mais quatro. Atividades todos os dias da semana. Apesar do cansaço, era o que mais queria. Depois de meses vivendo a boa rotina de exercícios no Sarah, eu estava muito parada...

Segunda e terça sãos dias de sessão particular com a fisioterapeuta Juliane Maciel, uma campograndense muito legal e ótima profissional. Ela exige o meu máximo. No nosso primeiro encontro disse que ia pegar leve no começo, ledo engano. O “leve” dela já significava as abdominais! Ui!

Mas a Ju é gente boa, ela só quer explorar o esboço de abdômen que já tenho. Pois é, já consigo puxar e sentir um pouco do abdômen contrair. Isso é tão bom! Além do mais, tem toda a paciência para alongar meus dedos.

                                                                                                                          foto:Maria do Socorro

Quarta e sexta volto a ter a interação com pessoas com lesão medular, da forma que tinha no Sarah. Esse dividir é uma parte boa do tratamento. Comecei essa semana no CRELAME (Centro de Reabilitação do Lesado Medular), um projeto referência em CG da faculdade Estácio de Sá.

Hoje fui a atração no ginásio. Além de ser carne nova, era a única tetraplégica. Como é clinica escola os “urubus brancos”, assim foram definidas as alunas pela profª drª Juliana Vicente, ficaram todos em cima!
É uma sensação engraçada, todo mundo te olhando, querendo tocar para sentir a mobilidade dos dedos. E estar em um clinica escola é interessantíssimo porque ouço a explicação dos professores e aprendo mais e mais sobre a minha lesão.

Quinta é dia de dupla atividade. Hidroterapia pela manhã com a Ju. A água vai ajudar a dar amplitude aos movimentos e melhorar as minhas articulações. Ainda não voltei para a água, só daqui uns dias, mas morro de saudade da sensação de liberdade e leveza que sinto na água.

À tarde, a aventura é maior: equoterapia!!! O desafio é acompanhar os movimentos do cavalo mantendo o equilíbrio. É um exercício e tanto para eu trabalhar meu equilíbrio, que está mais ou menos.  E não é só isso, o trote do cavalo é o mais parecido com o nosso movimento de quadril quando andamos, logo é um estimulo sensorial enviado para o meu cérebro.

Ah, mais o cavalinho ainda provoca um deslocamento do centro gravitacional normalizando o tônus muscular, controle postural, coordenação, redução de espasmos, respiração, e informações proprioceptivas, estimulando não apenas o funcionamento de ângulos articulares, como o de músculos e circulação sangüínea.

Ontem foi minha primeira sessão! Confesso que estava morrendo de medo, mesmo que a fisioterapeuta Michele tenha escolhido um cavalo baixo e manso, o Falcão, um quarto de milha castrado com aprox. 1mt40.

                                                                    foto:Maria do Socorro 
Como pareço um João-bobo, quatro pessoas me ajudaram. Agora vou ter que me acostumar com o perfume eqüino que fica em mim ao final da sessão.

                                                  foto:Maria do Socorro
Paz e Bem!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lá vem o sol!

O que é esse calor de Campo Grande? E o calor é um castiguinho e tanto para os tetras. O corpo simplesmente entra em um superaquecimento. Ontem a cidade fervia, o sol estava tão forte e brilhante que só de olhar pela janela do quarto eu derretia. O termômetro marcava 32°, mas a sensação ia além dos 40°. 

Quando a medula está tranqüila, ou seja, sem uma pancada que leva até dois anos para ter um desinchaço satisfatório, o corpo consegue manter a temperatura constante em equilíbrio com a temperatura ambiente. Para tanto, suamos.

Mas para suarmos, um sinalzinho é enviado para o nosso cérebro alertando para o calor (ou frio). E para chegar no “Sr. Sabe tudo”, o bip bip tem que passar pela (saudosa) medula intacta. O aviso de aquecimento chega e o cérebro envia uma ordem para o corpo se esfriar, transpiramos, o suor evapora e refresca a pele.

É, além de não mexer pernas nem braços direito, os tetrinhas ou derretem de calor ou congelam de frio.

Ontem queria muito escrever no blog, mas a minha temperatura corporal estava gritante e eu só queria deitar. Precisei faltar a fisio para não encarar aquele sol escaldante. Tenho dois ventiladores no meu quarto, não quis ar condicionado por conta da renite. Estava arrependida.

Ventiladores e toalha molhada na tentativa de normalizar o corpo, mas pouco resolveu. Tive que ir para o quarto dos meus pais. E até no ar demorou para eu me sentir bem. Os sintomas são de insolação, sem ao menos ter saído de casa! Aquela dor de cabeça, enjôo, sensação de desmaio, fadiga, raciocínio lento... E meu pai teve que dormir no meu quarto!

O mais incrível é quando chega o fim do dia, e todo aquele sol que passamos o dia inteiro reclamando, ignora nossas egoístas lamentações e nos presenteia com um delírio visual.

 (( foto: Maria do Socorro - mamis))

Viva o sol, mas se possível que eu fique na sombra.

Paz e bem!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia das Guerreiras

Hoje é o dia da mulher. Para mim seria mais um dia qualquer, não que eu desmereça a data.  Só que nunca despertou razão para mim. Até hoje!

Recebi muitas mensagens por e-mail, pelo Orkut dizendo terem orgulho de mim, colocando-me como uma das “mulheres mais incríveis” ou como “o verdadeiro símbolo da mulher guerreira e determinada”. Agradeço de coração e sem falsa modéstia não mereço tanto.

Mas foram simples palavras que tornaram prazeroso ouvir a frase “feliz dia da mulher”. Talvez o fato de me sentia uma garota ainda impediam isso. No entanto, meu acidente me chacoalhou e mostrou que eu devo encarar a vida. Sou uma adulta e me esquivava.

Eu não via razão porque até então não havia feito nada para ser uma mulher guerreira. Hoje eu luto pela minha qualidade de vida ou simplesmente porque sou determinada a viver!

Acima de tudo, mais guerreiras do que eu são as mulheres que me ajudam a seguir. De pertinho, de longe, em outro país ou por simples e importantes recados virtuais impedem que eu desista. Nomear seria injusto, não colocarei o nome de todas, mas quem lê esse texto sabe o quão importante é.

A algumas mulheres da minha vida: Socorro, minha mãe; Rafaele e Fernanda, minhas irmãs; Dalila, minha avó; Jacinta, Estela, Marta, Regina e Tereza, minhas tias; Gabriela, Graziele, Emanuelle, Ediane, Luísa, Isabel e Valéria, minhas primas e amigas; Neuza, Poliane, Alivane, Lícia, Ana Raquel, Mariza, Priscila e Aline, minhas amigas.

Feliz dia para todas nós!!!

Paz e Bem

















((mãe amada!!!))


 (( avó insubstituível!!!))

 
(( Isabel, prima e Rafa, mana))           

                                     













((Edi, prima e Nanda, mana))


















((hilárias, Lulu e Gabi))














((imprescindíveis, Alivane e tia Nalva))














((Grazi, prima zelosa))













((Valéria, prima chorona))

















((Manu, prima e  fisio))













(( dinda Marta))


















((Lícia, meu anjinho))

domingo, 7 de março de 2010

Cara nova!

Estou em falta com o blog... mas tem dias que não tenho muita animação para escrever. Logo, dei atenção ao visual da página. Deixando o blog mais bonitinho! Agora tem galeria de fotos e depois vou colocar vídeos. Ah, a minha irmã Fernanda, publicitária jr., vai fazer uma logo pro site. E minha prima Juliana Vilela tá bolandooutro layout.

Quero a opinião de vocês! Tá legal o fundo branco, tem algo incomodando a leitura? O que deveria mudar para ficar melhor?

Com certeza vão ter mais textos essa semana!

bjinhos

Paz e Bem.

terça-feira, 2 de março de 2010

E ela ainda é mãe!

Parece estranho, mas a lesão medular me trouxe boas coisas. Uma das principais foi estar mais perto da minha mãe.
Quando sofri o acidente, imediatamente meus pais foram para Brasília. Não consigo imaginar o choque e a dor que sentiram quando receberam aquela ligação. Dois dias depois da minha cirurgia, meu pai – Fernando - teve que ir embora por conta do trabalho dele. Ela ficou.
Ficou firme, forte e corajosa. Incrível é de onde elas tiram tanta força: do Imaculado Coração de Maria. Nossa Senhora acompanha até hoje a minha mãezinha.
Ficando, abriu mão de planos que eram importantes para ela. Naquele semestre terminaria o curso de pedagogia, depois de quatro anos de notas máximas e sendo referência na faculdade. Depois de uma vida inteira dedicada às suas meninas. Isso me incomoda. Por conta desse acidente ela abriu mão de algo que gostava. Agora, ela tenta retomar, mas é difícil compensar matérias.
No começo, incomodei a minha mãe. Era tudo diferente, tudo tão limitado, que eu não sabia como fazer, como pedir e mais ainda como aceitar o que os outros faziam. Julgava que se eu fizesse teria mais acerto. Esse detalhe foi muito difícil de lidar. 
Apesar de ela ter tido uma santa paciência, brigamos algumas vezes. Na verdade eu chiei muitas vezes. E segundo ela, só sendo mãe pra me agüentar. Ainda bem que o tempo melhora as coisas.
Durante esse ano, ela descobriu vocação para várias profissões. Psicóloga enquanto me ouvia questionar tantas mudanças, fisioterapeuta alongando minhas pernas, terapeuta ocupacional me ajudando a exercitar as mãos, nutricionista me impedindo coisinhas deliciosas que só engordam, cabeleireira me deixando bonitinha. No meio disso tudo, ela ainda é mãe!
E que mãe! Em Brasília conseguiu eliminar algumas matérias da faculdade, a monografia fez enquanto estávamos internadas e tirou 10!
Minha mãe é forte, não me lembro de tê-la visto chorar. Ao contrário, sempre firme me empurrando pra frente, não me deixando desanimar. Ela me faz ter fé de minha melhora sempre que olha para mim. Dá força para lutar.
Ela se chama Maria do Socorro. Minha mãezinha. Quem sempre vem ao meu auxilio e me socorre.
Hoje, essa simples homenagem. Eu te amo, mamis!

 Paz e Bem!

segunda-feira, 1 de março de 2010

De volta!

Poxa, amigos! Desculpa a ausência. Semana passada foi bem cansativa com a nova fisioterapeuta, braços cansados e preguicinha. Final de semana fiquei entregue a filmes.
Hoje, na minha volta, enquanto escrevia comecei a passar um pouquinho mal. Nada grave, enjôo básico. O texto que seria de hoje insiro nessa terça.
Não me abandonem! rss
Paz e Bem!