quinta-feira, 11 de março de 2010

Lá vem o sol!

O que é esse calor de Campo Grande? E o calor é um castiguinho e tanto para os tetras. O corpo simplesmente entra em um superaquecimento. Ontem a cidade fervia, o sol estava tão forte e brilhante que só de olhar pela janela do quarto eu derretia. O termômetro marcava 32°, mas a sensação ia além dos 40°. 

Quando a medula está tranqüila, ou seja, sem uma pancada que leva até dois anos para ter um desinchaço satisfatório, o corpo consegue manter a temperatura constante em equilíbrio com a temperatura ambiente. Para tanto, suamos.

Mas para suarmos, um sinalzinho é enviado para o nosso cérebro alertando para o calor (ou frio). E para chegar no “Sr. Sabe tudo”, o bip bip tem que passar pela (saudosa) medula intacta. O aviso de aquecimento chega e o cérebro envia uma ordem para o corpo se esfriar, transpiramos, o suor evapora e refresca a pele.

É, além de não mexer pernas nem braços direito, os tetrinhas ou derretem de calor ou congelam de frio.

Ontem queria muito escrever no blog, mas a minha temperatura corporal estava gritante e eu só queria deitar. Precisei faltar a fisio para não encarar aquele sol escaldante. Tenho dois ventiladores no meu quarto, não quis ar condicionado por conta da renite. Estava arrependida.

Ventiladores e toalha molhada na tentativa de normalizar o corpo, mas pouco resolveu. Tive que ir para o quarto dos meus pais. E até no ar demorou para eu me sentir bem. Os sintomas são de insolação, sem ao menos ter saído de casa! Aquela dor de cabeça, enjôo, sensação de desmaio, fadiga, raciocínio lento... E meu pai teve que dormir no meu quarto!

O mais incrível é quando chega o fim do dia, e todo aquele sol que passamos o dia inteiro reclamando, ignora nossas egoístas lamentações e nos presenteia com um delírio visual.

 (( foto: Maria do Socorro - mamis))

Viva o sol, mas se possível que eu fique na sombra.

Paz e bem!

7 comentários:

  1. florrrrrrrrrrrrrrrr.. voce está em campo grandeeeee, olha, miga,tirando essa parte de passar-mal, realmente o por de sol daí é lindo, deu saudades.. um grande bejo guerreira..

    ResponderExcluir
  2. Aninha,
    Poucas vezes conversamos, mas desde que sua tia falou o que tinha acontecido eu orei por ti, e agora eu colocarei em minhas orações que Deus te dê refresco quando houver calor e uma temperatura ambiente quando houver frio.
    Das poucas vezes que conversamos sempre te achei e continuo com o mesmo pensamento, você é pessoa muito especial.
    Bjos
    Sérgio Silva
    sergiobarretosilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lindona!!!
    Nossa... eu tenho uma amiga que morou ai por uns anos... ela falava a mesma coisa sobre o calor... disse que e sem nocao! Minha mae sempre diz que pra dias muito quentes ajuda colocar uma toalha enxarcada ou uma bacia com agua no quarto...deixa o ambiente umido e tals... :D
    beijao proce!!!

    Aline e Johnny

    ResponderExcluir
  4. Joanil Hercilia da Silva12 de março de 2010 às 17:09

    Aninha voce esta maravilhosa!vá enfrente que Deus te abençõe, estou sempre acompanhando seu progresso.bjosssssssss.

    ResponderExcluir
  5. Oie priima..^^
    È a Duda
    como vc esta?
    minha vou ta mandando um beeijo pra td mundo viu
    Que Deus te abençoe sempre que te dê força e td de bom...
    Um beeijo

    ResponderExcluir
  6. Aninha...minha paciente numero 01, pessoa mto especial, vc pode tudo nessa vida....só é questão de tempo....falo isso hj, amanha e sempre...grande bj
    ass dra maciel

    ResponderExcluir
  7. Vc é uma guerreira. Inspirando-me em vc, estou produzindo um programa para Rádio Blink 102. Quero a sua participação.
    bjs, Neiba

    ResponderExcluir