quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ficou para trás!


E foi possível um alívio, mesmo faltando poucos dias para que o ano acabasse. Dessa maneira, pude sorrir ‘esperanças’ de que os 300 e tantos dias não trariam surpresas ruins.

Encarar o que me fazia mal e dar um nome ao que me causava tanto incômodo é libertador. É como visualizar um monstrinho é poder esmaga-lo. Foram dois anos doente atrás de uma explicação e sem nenhuma resposta... Médico após médico e decepção constante.

Deixei de viver minha vida por completo, pois quando menos esperava perdia a consciência. O mau – estar, as tonturas e a chateação eram diários. Ficar limitada a cama, sem poder sentar porque a vista escurecia era frustrante...

Sintomas foram vários (leia aqui) e perdi, por um tempo, o ânimo para escrever. Como não consigo escrever pouco, afastei-me do blog porque cansava demais digitar.

Fui a vários médicos, entre cardios, nefro e clínico. Diversos exames e, aparentemente, nada. Uma frase em comum: “Você está um pouco anêmica, mas nada preocupante”. Irresponsável engano. Mais uma consulta e uma exclamação: “Essa anemia está crônica”.

A tal anemia sobrecarregou o coração causando uma doença chamada síndrome vasovagal (entenda aqui).  O sangue fica sem oxigênio e glóbulos vermelhos suficientes, assim ele não tem força para circular e irrigar os órgãos.

Meus sonos constantes, memória fraca e falta de concentração são consequências da má circulação pelo corpo e má irrigação no cérebro, explicando dores fortíssimas. Nada que tenha causado danos graves, em tempo de prevenção.

Dia 08.01 farei um exame específico no coração chamado tilt test. Caro, mas necessário. O exame avalia também, se o que está causando o desmaio é um desequilíbrio no sistema automático de controle de pressão (este desajuste no sistema de controle de pressão, hoje se sabe, pode ser responsável por até metade dos casos de desmaio).

Enquanto isso, já comecei o tratamento que consiste em remédios para o coração, vasodilatadores para melhorar a circulação nas pernas e evitar os inchaços, complexo de ferro e vitamina B12 para dar um up de energia!

Apesar de hoje ter passado um pouco mal e com dor de cabeça, os dias anteriores foram surpreendentes, pude ir direto para a cadeira sem escurecer a visão e tenho dormido melhor! Tanto que já consigo conversar com mais vigor, a voz sai mais animada!

Graças a Deus, fui diagnosticada e estou rumo a cura! Agradeço a meus pais e irmãs pelos cuidados, carinho e paciência!!!

Sem dúvida, posso dizer “Vem com tudo, 2013!".



8 comentários:

  1. O título é "Ficou para trás!". Logo é passado.
    Porque daqui pra frente a sua vida será só alegrias, que esse ano que se inicia seja repleto de conquistas, vitórias, sucesso!
    Se existe uma pessoa que eu aprendi a admirar pela força, garra e pela FÉ, é você Ana.
    Que Deus a ilumine sempre. Grande beijo e continue firme e forte aqui no blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Nádia!!!
      Vc tb é alguém para se admirar, persistente e apaixonada pela profissão. Continue firme, mas não se deixe limitar.
      Lindo ano para nós! =)

      Excluir
  2. Ana, fico mto feliz que vc tenha descoberto a causa, assim logo logo estará completamente revigorada. =D
    tbm estou tendo problemas com anemia há mais ou menos 2 anos, mas não chego a desmaiar; só que tbm mtas vzs ñ tenho nem força p/ escovar os cabelos, pintar, fazer fisio... e uns médicos me dizem o mesmo que diziam pra vc, outros mandam tomar suplemento ferroso. mas a causa mesmo nenhum exame detectou até hoje do pq dessa ausência de ferro. aff, é dose, né.

    bjkas, se cuida, e feliz 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mari! É uma pena que esses médicos não veem além... Verifica se tb pode ser essa síndrome ou até mesmo baixa de vitamina B12. Dá p/ saber pelo exame de sangue, o índice tem que estar acima de 100. Outra coisa que pode ser investigada é o nível de cortisol, hormônio produzido pela glândula supra-renal e auxilia no controle da pressão arterial. Em junho, fiz um exame de sangue e indicava deficit de proteínas. Estou tomando neutrofer, veja com seu médico.

      Lindo e abençoado ano, Mari! bjoo

      Excluir
  3. Ana Paula, sou seu primo de terceiro grau, filho do Antônio, irmão da tia Gina. Quem me indicou e falou muito bem do teu blog foi sua tia e minha prima Tereza. Meu doutorado é sobre blogs e vou a partir de agora acompanhar o teu. Mantenho dois blogs, cujos endereços são ensaiodesi.blogspot.com.br e editorialprimeirapessoa.blogspot.com.br. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que cruz doloroza a tua minha criança amada! lendo os teus posts fico comparando tua vida a vida das Santas da Nossa Madre Igreja. E me consolo por que vejo o quando de amor Jesus tem por você. Um beijo no teu coração.
    te amo.

    ResponderExcluir
  5. ola. lembra de mim? nos conhecemos em Brasilia no sarah, ai como eu sou muito curioso rssrsrs pesquisei sobre vc na net e encontre muitas coisas a respeito de vc, e goste mt de seu blog , gostaria mt de continuar nossa conversa mesmo que por msn ou qq outro meio. um abraço. fique com Deus.
    meu email é flaviosantanna1@hotmail.com

    ResponderExcluir